
Você conhece a Microfisioterapia?
A Microfisioterapia é uma técnica de terapia manual criada na França pelos fisioterapeutas e osteopatas franceses Daniel Grosjean e Patrice Bénini há mais ou menos 40 anos e está no Brasil há quase 20 anos.
Através da aplicação de toques sutis, o microfisioterapeuta detecta pontos de resistência na pele e, a partir disso, pesquisa no mapa corporal a origem de traumas que podem ter sido gerados em alguma célula, órgão ou sistema no organismo. O terapeuta é capaz de desbloquear essa rede problemática e isso ativa mecanismos de autocura, que perduram por cerca de 30 a 60 dias.
Depois desse período, o corpo estará preparado para receber mais uma sessão. O tratamento fundamenta-se em conceitos desenvolvidos em osteopatia e na exploração de memórias celulares, que podem ser positivas ou negativas. Essas últimas podem ter sido registradas em decorrência de traumas causados desde a fase intrauterina por agentes tóxicos, climáticos, físicos, emocionais etc.
A Microfisioterapia se baseia no conhecimento da embriogênese humana: o ectoderma é um tecido embrionário do qual se originam tanto a pele quanto o sistema nervoso e os órgãos dos sentidos, por volta da terceira semana de gestação.
Recomenda-se de 1 a 4 sessões por queixa, com intervalo de 1 a 2 meses entre cada sessão. A técnica é indicada para tratar problemas físicos e psicoemocionais em pessoas de qualquer idade (bebês, crianças, adultos, idosos ou gestantes). Cada sessão dura em torno de 1 hora. Jane Palermo Fisioterapeuta – CREFITO 44.473-F