Resiliência já!

Atualizado: 23 de abr. de 2021

Resiliência


Resiliência é enfrentar e aprender com as adversidades e desafios. Ela é um atributo que pode ser cultivado e aprendido. Quer saber como? Segundo uma cartilha de primeiros socorros em Saúde Mental da USP, a resiliência pode ser desenvolvida por meio dos itens listados a seguir: "1) Autoeficácia e Autoconfiança: saiba reconhecer quais são suas aptidões e recursos internos e acredite na sua capacidade. Quais são suas aptidões e recursos? 2) Otimismo aprendido: observe situações negativas como passageiras e temporárias e reconheça possibilidades e potencialidades. Quais estratégias você tem utilizado para ver o lado positivo das situações? 3) Temperança: aprenda a manejar suas emoções, controlar a impulsividade e ter cautela e equilíbrio nas suas atitudes e decisões. Assinale na Régua das Emoções, como você está se sentindo no momento. O que você poderia fazer a partir de hoje para aumentar o seu equilíbrio e cautela ao tomar decisões? 4) Empatia: busque compreender a perspectiva de outras pessoas sobre as situações. Você se lembra de alguma ocasião em que buscou compreender outra pessoa? Com quais pessoas ou em quais situações você tem dificuldade de ter empatia? O que você poderia fazer a partir de hoje para aumentar o seu poder de empatia? 5) Competência Social: tenha abertura para buscar e aceitar ajuda. Busque expressar claramente o que espera ou deseja ao pedir ajuda. O apoio de outras pessoas pode diminuir o estresse e a sensação de fragilidade emocional. Com quem você pode contar em momentos difíceis? Você tem abertura para pedir ajuda? Aceita a ajuda de outras pessoas? 6) Proatividade: tenha iniciativa para buscar soluções e recursos criativos frente às situações difíceis. Você se lembra de alguma situação em que teve proatividade para resolver algo? Como você conseguiria ampliar essa capacidade de ter iniciativa e criatividade em outras áreas da sua vida? 7) Flexibilidade: esteja aberto para mudanças e cultive habilidades para adaptar-se. Você se sente flexível frente às mudanças? O que o ajudaria a desenvolver ou manter sua flexibilidade?

8) Tenacidade: tente ser persistente mesmo ao enfrentar as situações adversas. Você tem alguma situação na qual precisa ser persistente? O que o motiva a perseverar? 9) Solução de Problemas: busque explorar as formas de resolver os problemas e suas possíveis consequências".


Fonte: Promoção da saúde mental em pandemia e situações de desastres [livro eletrônico] / organização Aline Conceição Silva , Laysa Fernanda Silva Pedrollo , Isabelle Wengler Silva. -- 1. ed. -- Ribeirão Preto, SP : Kelly Graziani Giacchero, Vedana, 2020.



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