Constelação Familiar

A Constelação Familiar Sistêmica é uma forma de terapia desenvolvida pelo psicoterapeuta Bert Hellinger. Tem por objetivo tratar questões físicas ou mentais,através da vivencia das relações familiares,que permite a identificação de fatores estressantes e dessa forma se liberte.

Atuando de forma energética, é indicada para resolução de problemas familiares, para tratar padrões de relacionamento negativos, para pessoas que passaram por um trauma ou perda significativa.

Pode ser aplicada de duas formas. A mais conhecida é através de grupos de pessoas que não se conhecem e que,na vivencia, passam a desempenhar os papéis a elas destinados.

Uma outra maneira é a aplicação individual da técnica, em consultório, através de objetos que passam a ser os representantes do tema a ser trabalhado.

A Constelação Familiar Sistêmica está baseada nas Ordens do Amor, a saber: pertencimento, hierarquia, equilíbrio.

Ordens do Amor. Há três leis na Constelação Familiar que tem de ser seguidas para haver harmonia. A primeira é a lei do pertencimento que diz que todo indivíduo que faz parte da família tem de se sentir pertencendo a ela. Isso inclui pessoas falecidas , ex parceiros, membros da família que moralmente foram condenados. Se não houver a inclusão, o sistema irá reproduzir essa exclusão através de gerações.

Lei da hierarquia. Os mais velhos tem precedência sobre os mais novos. Ao se respeitar a hierarquia, o sistema familiar permanece em equilíbrio.

Lei do equilíbrio. É necessário haver equilíbrio entre dar e receber. O desequilíbrio gera relacionamentos doentes.


Psicóloga Lea Maria Vicare


Gostou dessa terapia? Então entre em contato para agendar a sua constelação!

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Sim! É hoje! A Com Vida Terapias comemora 2 anos. Hoje é o nosso aniversário!!! Foram dois anos de superação, lutas e conquistas! Graças a muitas parcerias sinceras, companheirismo e perseverança, nós

O genial físico Stephen Hawking escreveu em livro intitulado "O universo numa casca de noz", brincando com a capacidade humana de criar as brilhantes e flexíveis teorias da física contemporânea. Ele p

Você sabia que dar espaço é importante para a nossa mente? Mas como assim? No mundo atual, aprendemos a otimizar nosso tempo, preenchendo todos os intervalos com atividades, pensamentos e programações